DÚVIDAS FREQUENTES E GARANTIAS

1. Como faço para encomendar um instrumento?
Entre em contato comigo via telefone ou e-mail ou venha me visitar na oficina. Mas basicamente o processo de encomenda de um instrumento começa quando conversamos (eu e você) sobre a sonoridade desejada no instrumento, o tipo de música a que este instrumento servirá e as opções de madeiras. Após chegarmos a um acordo, recebo um depósito de 30% do valor total do instrumento e aí sim inicio o processo de construção. No recebimento o cliente paga o restante do valor após aprovar o instrumento. Caso o cliente desista da compra, durante o processo de fabricação, o sinal não será devolvido, devido aos custos com material e mão de obra já envolvidos.

2. Quanto tempo demora a confecção do instrumento?
O meu processo de construção de um instrumento demora em média de 8 a 10 meses do início ao acabamento, mas os tempos podem variar de acordo com:
- A quantidade de encomendas já feitas.
- As condições climáticas/umidade.
- Os tipos de madeiras/opcionais escolhidos.

3. Se eu não gostar do instrumento ao recebê-lo, o que faço?
Estarei à disposição para ouví-lo! Pode ser que na conversa sobre o que o cliente deseja na sonoridade do instrumento, podem ter ocorrido maus entendidos, pois realmente é difícil expressar nuances de som e timbre com palavras. Respeito a opinião do cliente e posso fazer outro instrumento ou, devolver o depósito assim que o instrumento em questão for vendido a outra pessoa. Instrumentos danificados não serão aceitos de volta.

4. Qual é a garantia oferecida com o instrumento?
Garanto meus instrumentos indefinidamente enquanto eles pertencerem ao primeiro dono, isto é, a pessoa que encomendou e pagou o instrumento. A garantia cobre defeitos de fabricação e de material. Os defeitos decorrentes de mau uso, descuidos etc. não estão cobertos nesta garantia.

5. Quem utiliza os instrumentos confeccionados pelo Luthier Delisa ?
Meus instrumentos são utilizados por músicos profissionais, instrumentistas, concertistas e estudantes. Alguns artistas de renome também utilizam-se (ou já utilizaram) meus instrumentos, especialmente as violas, tais como Ramiro Viola, João Mulato, Zé Rancho entre outros.

6. Qual a diferença entre um instrumento de Luthier e um de fabrica?
A diferença começa no processo de construção. O luthier seleciona cada peça de madeira e as trabalha até o ponto ideal, levando em consideração a densidade, a flexibilidade e as características singulares de cada peça. Aperfeiçoando as peças de acordo com a sua experiência e habilidade até a sonoridade desejada, além de enxergar o processo como um todo do princípio ao fim da construção do instrumento. Nas fábricas, mesmo se tratando de instrumentos feitos com materiais de melhor qualidade, as peças são pré-dimensionadas sempre da mesma maneira, sem se levar em conta as suas características individuais, de acordo com um plano padrão. Estas peças são então armazenadas e usadas indiscriminadamente pelo empregado responsável pelo setor. Cada passo do processo de construção é feito por um indivíduo especializado naquela única tarefa, ou seja, um corta, o outro faz a junta e ainda outro cola e ninguém acompanha o processo integralmente. Na fábrica, o objetivo é a produtividade, na oficina de luteria o objetivo é a qualidade. No fim do processo, o luthier regula o instrumento e o refina extraindo o máximo de sua capacidade, na fabrica o instrumento é montado seguindo um procedimento padrão e empacotado. Isto tudo não significa que em cada lote de 50 instrumentos de uma fabrica, não se possa encontrar um que seja melhor que todos os outros. Porém cada instrumento do luthier, representa o resultado máximo de sua dedicação e habilidade.

7. Posso encomendar um instrumento diferente dos modelos oferecidos? Posso encomendar a confecção de um design próprio?
Pode sim. A vantagem de um modelo customizado é saber que mais ninguém possui um modelo como o seu, porém o valor pode sofrer algum reajuste.

8. Os instrumentos podem ser encomendados de outras localidades? Os instrumentos podem ser enviados a outras localidades?
Sim, os detalhes podem ser acertados através do telefone ou e-mail, os pagamentos feitos através de depósitos bancários e o instrumento quando pronto despachado pelo serviço de encomendas do correio para todo o Brasil e o mundo.

NOSSOS DESTAQUES:

DEPOIMENTOS

  • "Ao longo da minha carreira descobri que no simples é que se encontra o que há de melhor em tudo que se faz na vida.
    Os instrumentos Delisa são prova do que estou dizendo: São simples, bonitos e de uma sonoridade impar. Escala perfeita, acabamento de arte que todo profissional do gênero precisa para exercer na profissão. Sou testemunha dessa qualidade. Parabéns ao fabricante dos instrumentos Delisa."

    Zé do Rancho
    23/06/2008
  • "A esse grande fabricante de violas e amigo, Flavio Delisa, um abraço do amigo, João Mulato..."

    João Mulato testou, aprovou e levou sua viola Delisa de jacarandá!



    João Mulato
  • Ola amigos! Sou o escurinho do Viola Minha Viola, apresentado por Inezita Barroso e queria falar um pouco do meu amigo Flavio Delisa, um excelente Luthier. Eu tenho a honra de ter um cavaquinho feito pelas maos do Flavio, e estou muito feliz com essa nova aquisiçao.

    Além de um otimo artista, e um grande amigo.

    Valdir Lemos (Escurinho)

DEPOIMENTO DE ANDRÉ BUENO, PROPRIETÁRIO DO AZ STUDIO